A importância da embalagem!

Muita gente esquece ou desconhece um fator que pode fazer toda a diferença na hora da venda – a embalagem. A embalagem vêm sendo considerada como o maior veículo de venda e de construção da marca e da identidade de um produto, por isso, mantenha-se atento a esse aspecto!

brigaderia

Pesquisas indicam que o tempo que o produto tem para atrair a atenção de quem está passando em frente a uma gôndola é de apenas quatro segundos e que depois que o consumidor é atraído, a chance de comprar o produto é de 85%.

Cerca de 70% de todas as compras resultam de decisões tomadas no ponto de venda e 50% são feitas por impulso. Ou seja, chamar a atenção do consumidor é fundamental na venda e a embalagem desempenha um importante papel neste processo.

005

Cerca de 18 mil novos produtos chegam ao mercado anualmente e a grande maioria não aparece em comerciais de qualquer espécie, assim, a embalagem cresce em importância. Um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos.

Para ilustrar a importância da embalagem no PDV, podemos ilustrar da seguinte forma: Imagine que você está com sede, tem dinheiro sobrando e entra em um supermercado em busca de algo para se refrescar. Na geladeira de refrigerantes, as variedades são imensas, mas todas as opções são de marcas desconhecidas. Qual será o seu ponto de partida para tal decisão? O design da embalagem!

Atualmente a competição entre produtos similares se dá através do design. Você com certeza já viu produtos genéricos reproduzindo as embalagens dos mais vendidos, por isso a originalidade e a identidade do produto funciona como fatores decisivos na hora da criação.

biscoitos

A embalagem é a única mídia que está junto ao consumidor na hora da compra, portanto, embalagens chamativas, diferentes e feitas com criatividade são formas baratas, eficientes e duradouras de atrair o consumidor. Outra característica importante é que a embalagem seja fácil de utilizar e manusear.

Sendo a embalagem o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca, seu design deve refletir: O posicionamento e valores da marca, expressar a essência e os diferenciais do produto e comunicar os atributos e elementos funcionais e informacionais do mesmo.

rotulo-embalagem-alimento-tabela-nutricional-20121118-size-598

É necessário que o responsável pelo projeto da embalagem tenha um bom conhecimento do consumidor, além de um elenco detalhado de informações sobre o produto e suas necessidades de proteção. Por isso, o briefing do produto precisa ser bem elaborado e fundamentado em estudos de mercado detalhados.

O fator ecológico também tem se mostrado importante quando se trata de embalagem, o crescimento da consciência ecológica em nível mundial, tem estimulado a produção de embalagens recicláveis e apesar do ecodesign ser um conceito novo no Brasil, começa a ganhar alguma visibilidade, o que deixa os consumidores ainda mais exigentes.

9wblouin2

No mercado, há empresas especializadas que podem auxiliar o empresário a definir o melhor design e também um rótulo atrativo, além de certificarem-se de que embalagem e rótulo estão adequados as normas da Anvisa.

Já há um movimento por parte dos fabricantes de embalagens visando uma maior aproximação com os escritórios de design e segundo especialistas, esse movimento deverá se acentuar ainda mais futuramente.