Adote um briefing

Muitos designers em começo de carreira ficam desesperados para construir seus portfólios. Tudo bem que durante a graduação, muitos trabalhos são feitos, mas nem sempre isso é o bastante para demonstrar seu real potencial como profissional. Uma solução para isso pode ser então e execução de “trabalhos fantasma”, onde o próprio designer cria um briefing fictício e então desenvolve uma solução para ele. Mas nem sempre esse tipo de trabalho é levado muito a sério. Até por quê, um briefing respondido pelo próprio designer pode não representar nem uma fração de como seria um briefing verdadeiro. Então, o que fazer?

Existem diversas ONGs, associações e empresas sem fins lucrativos que trabalham em por uma boa causa. E por serem, em quase 100% das vezes, mantidas apenas por doações e pela boa vontade de voluntário, elas costumam ter um grande problema em comum: não possuem verba para investir no desenvolvimento de uma identidade visual, ou de um site, ou etc.

Por que então você – seja estudante, recém-formado, ou experiente no mercado – tendo tempo disponível, vontade e até necessidade de criar algo, não oferece seus serviços de forma gratuita? Embora muitos clientes peçam “marquinhas de graça”, aqui ao menos você sabe que realmente não há condições de bancar um serviço pago, e de quebra há uma boa causa por trás. Procure por ONGs perto da sua casa ou da sua faculdade, provavelmente você será bem recebido.

Buscando incentivar e facilitar essa prática, o pessoal do Getty Images Brasil criou o Adote um Briefing, que possui site, Facebook e Twitter. Se ficou interessado, dê uma passada por lá e faça uma boa ação.