Arthur Dias
02/03/15

Cuidado com o Self Design

Trabalhar com design pode ser pra um leigo uma coisa bem simples, mas não é. Fazer um bom design exige muita pesquisa, conhecimento, testes e, acima de tudo, empatia. Empatia, nada mais é do que a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e sentir o que a mesma sente. Esse skill é uma espécie de trunfo no desenvolvimento de um projeto.

A falta e o não uso  de empatia pode resultar em um dos maiores e mais devastadores erros cometidos em projetos, o famigerado Self Design.

Self design é quando o designer projeta pensando nas próprias necessidades e usando a própria visão na construção da ideia, desconsiderando totalmente o usuário.

Não ache que o usuário pensa como você. Ele não pensa. Você, provavelmente, possui pensamentos, experiências e mais uma infinidade de características diferentes do usuário. Existem algumas dicas que podem te ajudar a evitar o self design. São elas:

1 – Faça o máximo de testes possíveis, com o público.

2 – Conheça o público e os padrões que ele está acostumado.

3 – Procure focar em como seu projeto solucionará o problema do público.

Um exemplo de um fracasso causado pelo self design é o Google Wave.

 

google-wave-logo

O Google Wave foi um projeto do Google, anunciado em Maio de 2009, que prometia revolucionar a forma de utilizar a internet, unindo os recursos de e-mail, instant messaging, wiki e social networking em um ambiente único, a partir de qualquer browser. Esse projeto foi testado com mais de 2000 funcionários do Google, e aprovado por todos.

Google_Wave_snapshots_inbox

O grande problema é que os testes foram realizados com especialistas (tanto designers como desenvolvedores e arquitetos da informação), ao invés de com usuários. E Agosto de 2010 o projeto foi encerrado, pois muitos usuários consideravam a interface muito confusa. O resultado foi o fracasso de um projeto que nasceu, praticamente morto.

O self design é um erro perigoso e fácil de se cometer, com a capacidade de destruir projetos gigantes, como aconteceu com o Google Wave. O designer deve sempre ter em mente que o objetivo do projeto é atender as necessidades de um público, ao invés de suas próprias. Como foi dito anteriormente: Não ache que o usuário pensa como você. Ele não pensa.