Estética, funcionalidade ou design? Parte 01

Estética nem sempre é associado à funcionalidade, ou vice-versa. Mas não será apenas um ponto de vista?

Para entendermos melhor, antes temos que compreender: o que é Design? Uma das melhores definições de design é Projeto. Uma definição simples de projeto é  “pesquisas ou desenhos, que são cuidadosamente planejados para alcançar um objetivo particular”. Essa definição não se encaixa perfeitamente em design?

Vou utilizar algo que conheço bem para poder explicar o que quero dizer. Usarei carros, isso mesmo carros. Não existe uma briga melhor entre estética e funcionalidade do que nessas máquinas.

Se você gosta de super carros, velocidade e adrenalina, vai adorar o Ford GT.

01-ford-gt-concept-detroit-1

Agora, se é mais família e curte bastante espaço, vai preferir a Kombi.

volkswagem-kombi

 

E agora, está melhor?

OR Kombão

A Ford afirma ter melhorado seu campeão, o Ford GT. Cada linha, cada entrada ou ondulação tem sua funcionalidade, seja para manter o carro no chão em alta velocidade, ou resfriar os freios e o motor. É um conjunto lindo e perfeito, com o melhor em  aerodinâmica.

salaodetroit-barata-ford-27

Porém é um carro com 600 cavalos, que consome muita gasolina, e a lata dela não nos ajuda muito, tem apenas 2 lugares e nem preciso falar do tamanho do porta-malas, já que metade do carro é motor. Mas ele une bem estética e funcionalidade, já que foi pensado para correr, e não para transporte simplesmente.

Isso transforma a Kombi em um carro inútil?

Contarei no próximo post.