Um concorrente para o Photoshop?

Dentro e fora do mundo criativo, todos conhecem o Photoshop. Sua soberania é praticamente indiscutível. Atualmente existem poucos programas do mesmo gênero e nenhum chega nem perto dele em questão de funcionalidade.

Mas eis que surge um possível concorrente à altura! O Affinity Photo, da empresa Serif.

No site oficial, ele é descrito como um programa feito para fotógrafos e artistas bitmap, oferecendo edição de imagens que vai além de ajustes profissional e correções. O Affinity foto oferece uma experiência de edição mais fluida, com suas ferramentas de retoque de alta qualidade, profunda precisão de cores e grande compatibilidade. É possível inclusive importar e exportar em PSD, o formato nativo do Photoshop.

Ao que tudo indica, o objetivo da Serif é realmente bater de frente com a gigante Adobe. No ano passado eles já lançaram o Affinity Designer, que concorre diretamente com o Illustrator, da Adobe, e com o Corel Draw. E ainda no site oficial nós já podemos encontrar informações sobre o Affinity Publisher, que deverá concorrer com o InDesign, também da Adobe.

Provavelmente a única coisa que poderia ser considerada um lado negativo no Photoshop é seu preço. A versão mais recente, parte da Creative Cloud, pode ser adquirida por assinatura a partir de R$ 22 por mês (U$ 9,99 nos Estados Unidos) com fidelidade anual. O Affinity Photo, se seguir o mesmo valor de seu irmão mais velho, o Affinity Designer, sairá por U$ 49,99, sem a necessidade de assinatura e com atualizações gratuitas por dois anos.

Você pode se inscrever para o beta nesse link.

Vale lembrar que no momento os aplicativos são apenas compatíveis com Macs. Nós não encontramos nenhuma informação sobre possíveis versões para Windows.

A proposito, hoje é aniversário do Photoshop. Parabéns, grande parceiro de muitos designers!

Via Temporal Cerebral.