Uma análise do Plus Size no Brasil

O percentual da população brasileira acima do peso está em constante crescimento, apenas em 2012 chegou a 51% e mesmo com o crescimento de sobrepeso em nossa população, o mercado continua crescendo lentamente, é preciso desmarginalizar o Plus Size e os próprios consumidores. Existe um nicho de consumidores reais no mercado de moda brasileira e ninguém é obrigado a vestir 36.

modelos-plus-size-1

É certo que vendemos a imagem de modelos extremamente magras como um ideal e que importamos tendências e padrões do estrangeiro, mas há diversos tipos de corpos, principalmente em um país onde a miscigenação é tão grande.

E não é só a área da confecção e venda que pode se aproveitar do Plus Size, se o mercado de consumo muda, as empresas que atuam na divulgação desses bens e serviços também precisar se adaptar.

Em Nova York as modelos Plus Size ganharam uma agência exclusiva, dado o volume de clientes que querem divulgar produtos focados nesse novo perfil de público alvo que vem chamando a atenção das empresas.

0,,34581118,00

É interessante pensar como ainda que importemos nossas tendências, estejamos apenas dando os primeiros passos quando comparamos a moda Plus Size nacional à moda europeia ou a americana.

Sim, nos últimos anos o surgimento de novas lojas e marcas voltadas para este nicho de mercado vem crescendo, porém na mesma velocidade que aparecem elas fecham suas portas, seja por falta de planejamento ou conhecimento técnico.

Temos ainda as lojas de departamento, que criam suas linhas Plus Size para seguir o movimento que se inicia, mas que tão pouco atendem seus clientes de forma satisfatória.

Nessas lojas, as coleções Plus Size ainda estão em segundo plano e que nenhuma gordinha se atreva a comprar fora de sua seção! Não existe padronagem nas lojas de departamento, um 46 pode ser na verdade um 40.

O que o mercado realmente precisa, é conhecer seu público. Antes de mais nada é preciso entende-lo a fundo para atender suas expectativas.

Two women lying on carpet and using digital tablet

O conceito Plus Size, abre um leque de possibilidades, pois as demandas são pelos mais diversos produtos e ainda há oportunidades de negócio online. Devemos e precisamos abrir os olhos de uma vez para o Plus Size, dar à aqueles que estão acima do peso o devido valor! Estamos, afinal, falando de um mercado que já movimenta de R$ 4,5 bilhões anualmente.